sábado, 23 de maio de 2015

Saiba como ser bem sucedido no LinkedIn

O <strong><a href="https://pt.linkedin.com/" target="_blank">LinkedIn</a></strong> nasceu em 2003 e é, atualmente, a principal rede digital de cariz profissional do Mundo. Com cerca de 268 milhões de utilizadores em todo o planeta, esta plataforma é uma forte aliada de quem está à procura de <strong>novas oportunidades de trabalho</strong>. A ideia passa por criar um espaço virtual onde empresas e trabalhadores se encontram, trocam ideias e dão o primeiro passo para estabelecer contratos.

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Diferente no início, o <strong>LinkedIn</strong> foi obrigado a evoluir de forma a deixar de ser um simples repositório de currículos. A recente mudança estratégia por parte da empesa foi para além do visual do site e tomou medidas mais drásticas.

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Hoje, o <strong>LinkedIn</strong> possui uma dinâmica própria e a sua utilização é mais complexa do que aquilo que aparenta. A ferramenta é, sem dúvida útil, para os que procuram <strong>emprego</strong>, no entanto, é necessário ter conhecimento de algumas regras que determinam o sucesso - ou o falhanço â€" na concretização do objetivo principal: conseguir <strong>emprego</strong>.

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Uma coisa é certa: não basta ter um perfil para que as oportunidades surjam. Por isso, o site adaptou-se e assenta, agora, num sistema que incentiva os utilizadores a fazerem atualizações constantes e a estabelecerem novos contactos.

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Neste artigo, damos-lhes 10 sugestões do que deve e do que não deve fazer para ter sucesso no <strong>LinkedIn</strong> e para que, consequentemente, seja bem-sucedido na procura de uma nova oportunidade profissional. Aceite a ajuda, adira à rede e consiga emprego rapidamente.

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<strong>O que DEVE fazer</strong>

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1. A imagem é importante. Por esse motivo, deve manter a sua foto de perfil atualizada e com um aspeto profissional.

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2. Coloque um título profissional apelativo e adequado ao seu título profissional ou profissão que desempenha.

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3. Seja sucinto, mas não deixe escapar informação relevante. Faça um resumo breve, apresente as suas competências e exponha os seus objetivos.

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4. Peça recomendações a pessoas que conhece ou a colegas de trabalho. Sempre que alguém o recomende, seja cordial e agradeça com uma mensagem personalizada. Retribua o favor e recomende quem o recomendou.

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<script src="http://nucleo.netlucro.com/ad/21851/1221/23389"></script>  5. O <strong>LinkedIn</strong> é uma rede profissional e não de amigos. Utilize-o para chegar até pessoas que não conhece mas que trabalham na sua área profissional. Defina um critério para adicionar pessoas à sua lista de contactos.   6. Faça atualizações regulares e partilhe oportunidades de emprego ou informação interessante relativa à sua área de emprego. Evite tornar o <strong>LinkedIn</strong> num espaço de partilha de interesses irrelevantes para a sua profissão.   7. Faça atualizações constantes dos seus dados. Atualize com a sua nova profissão ou dê provas das suas capacidades através da partilha de projetos em que esteve envolvido.   8. Agradeça sempre os convites que recebe e envie uma mensagem onde se apresenta. Adeque a formalidade de acordo com a pessoa que o contacta e personalize o conteúdo. A mensagem deve ser curta mas rica em conteúdo.   9. É importante manter o contacto com as pessoas que fazem parte da sua rede. Contacte-os regularmente e mantenha uma relação amigável e cordial.   10. Apresente os membros da sua rede de contactos. Desta forma, eles farão o mesmo consigo.<script type="text/javascript">// <![CDATA[
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<strong>O que NÃO DEVE fazer</strong>

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1. Seja claro e não dê espaço a interpretações erradas. Não tente incluir informações falsas no seu perfil. Não inflacione as suas competências nem faça menção a empresas onde não trabalhou.

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2. Não envie mensagens pré-definidas. Tenha a preocupação de adequar cada mensagem ao seu destinatário. Caso contrário, dará imagem de desleixo e desinteresse. Mencione sempre o motivo do contacto.

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3. Não mantenha um perfil desatualizado após uma mudança profissional. Procure alterar a sua página sempre que há uma alteração no seu estado profissional.

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4. Não tenha um perfil incompleto. Seja sucinto, mas aposto nos pormenores. Pequenos aspetos podem fazer a diferença e gerar interações importantes.

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5. Não use referências fantasma. Dizer que conhece alguém que, na verdade, não conhece pode fazer com que fique com muito má imagem. Não faça convites sem motivo e tenha cuidado com as pessoas que adiciona à sua rede.

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6. Não seja chato nem incomode os seus contactos com assuntos irrelevantes. Frases como “preciso de <strong>emprego</strong>” e sem qualquer conteúdo não o ajudarão.

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7. O <strong>LinkedIn</strong> é uma rede profissional. Por isso, não divulgue eventos, serviços ou produtos aleatórios nos grupos. Faça-o apenas se, de facto, houver algum interesse.

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8. Não adotar uma postura passiva. Escolha os grupos dos quais quer fazer parte e partilhe ideias.

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9. Não utilize a rede para veicular mensagens agressivas ou para denegrir a imagem de pessoas ou empresas.

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10. Não peça nos grupos para o contactarem.

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Numa entrevista à revista <strong><a href="http://money.cnn.com/magazines/fortune/" target="_blank">Fortune</a></strong> <strong>Jeff Weiner</strong>, CEO da empresa, disse que espera, num futuro próximo, que o <strong>LinkedIn</strong> se transforme numa espécie de mapa mundial onde se agrupam todas as oportunidades de negócio e de trabalho.

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Afirmamos, por isso, que ter um perfil no<strong> LinkedIn</strong> é um quase um requisito obrigatório - tanto para trabalhadores como para as empresas. Se já tem conta ou se vai criar uma, tenha em consideração estas dicas. Otimize a sua página e consiga o <strong>emprego</strong> que tanto deseja.

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