O desgaste de algumas das técnicas tradicionais de
Marketing tem impelido alguns profissionais da área a pesquisar e encontrar técnicas inovadoras capazes de
gerar vendas. Normalmente, são os conteúdos visuais e auditivos os que mais se usam. O ideal estaria em apostar em
sensações como olfato, o tato e o paladar. A questão é: como? O
Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca: os sentidos são usados para estimular a venda. Por isso mesmo, dado este declÃnio do marketing tradicional, algumas empresas têm trabalhado no sensorial acreditando que se trata de uma boa aposta. A ideia de trabalhar os sentidos surgiu em Inglaterra mas já se propagou por todo o mundo. Neste post, vamos apresentar algumas das melhores ideias que foram trabalhadas até hoje: desde luas de mel virtuais ao Hawaii a playlists sobre comida, tentamos perceber como é que o
Marketing Digital pode ser o futuro do marketing e publicidade num futuro muito próximo.
Marketing Sensorial: casos de sucesso pelo mundo fora
Gomas que gritam de dor
Em 2011, o engenheiro
Masahiko Inami da
Universidade de Tóquio apresentou uma tecnologia sensorial avançada que consistia num par de headphones que transmitia diferentes sons à medida que a boca do utilizador mexia. Imagine-se a comer gomas e a ouvi-las gritar dolorosamente à medida que os seus dentes a esmagam. Embora seja altamente improvável que marcas de guloseimas queiram investir neste tipo de tecnologia, a ideia provou ser inovadora e foi rapidamente aproveitada por outras empresas.
O Teletransporte do Hotel Marriott
A
cadeia de hotéis Marriott usou tecnologia
Oculus Rift â" equipamentos visuais que criam cenários virtuais â" para transportar virtualmente algumas pessoas para diferentes destinos de férias, como por exemplo o
Hawaii. Através de
tecnologia 4D, estes "viajantes teletransportados" sentiram fisicamente alguns dos aspetos ambientais do espaço: por exemplo, foram instalados aquecedores para fingir que o sol aquecia o rosto do utilizador enquanto sprays de água borrifavam pequenas gotinhas, simulando a água do mar.
Concerto gelado
Entretanto, a marca de gelados
Häagen-Dazs está a usar tecnologias de
realidade aumentada para entreter os seus consumidores. Sabe quando compra um gelado e tem de esperar uns minutinhos para que derreta e o consiga comer? A marca reconheceu este comportamento em todos os seus clientes e decidiu aproveitar essa janela de 2 minutos para criar algum entretenimento. O resultado foi a aplicação
Concerto Timer iPhone: basta ligar a aplicação, apontá-la para a embalagem de gelado e assistir ao concerto que uma violinista talentosa toca exatamente em cima da embalagem.
Comer com os olhos e ouvidos
O restaurante
The Fat Duck, em Inglaterra, ficou bastante conhecido depois de estrear o seu prato
âSons do Marâ com um iPod a tocar o som das ondas a bater contra a costa. Cuidadosamente colocado dentro de um búzio, o iPod é quase como o ingrediente perfeito para adoçar uma refeição de peixe. O excelente acompanhamento para quem tem saudades do mar.

Russel Jones, o co-fundador da agência
Condiment Junkie - que foi responsável pela estratégia de marketing sensorial do restaurante - , contou ao jornal
The Guardian que daqui a 5 anos poderemos ver o
Marketing Sensorial a tornar-se uma prática recorrente. Em Espanha, o restaurante
El Celler de Can Roca também combina o palato com outra sensação: a visão. Enquanto aprecia a refeição, o consumidor pode assistir a uma experiência imersiva que faz daquele jantar uma verdadeira ópera chamada
El Somni (O Sonho).
Na verdade, a tendência é que este tipo de conceito aumente nos próximos anos. A
Universidade de Oxford provou que a combinação de som com comida e bebida intensifica o sabor dos alimentos. Por esta mesma razão, a própria companhia área britânica
British Airways já lançou uma playlist de 13 músicas para que os passageiros dos seus aviões consigam saborear melhor as refeições durante o voo.
Charles Spence, o
Professor da Universidade de Oxford responsável pelo estudo, disse que muitas marcas estão neste momento à procura de formas possÃveis para reformular os seus produtos para que as pessoas os possam ter em casa. âEstão todos a vender experiências agoraâ, contou ao jornal
The Guardian. âDaqui a cinco anos, quando formos a uma loja de vinho⦠vamos ser capazes de encontrar no rótulo da garrafa a música perfeita para acompanhar o vinho.â Também a
Apple está a ter em conta todos os contributos do
marketing sensorial. O
Apple Watch â" o relógio da marca â" contará com um sistema GPS tátil que vibrará intensamente para lhe indicar que caminho seguir. Comida visualmente aumentada é certamente algo que vamos ver mais no futuro⦠e comer. Investigadores japoneses já comprovaram que as pessoas têm âmais olhos que barrigaâ e se sentem mais satisfeitas se a refeição parecer visualmente maior. Isto poderá ser um excelente contributo para a ciência nutritiva, especialmente para quem deseja fazer dieta.
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